Pular para o conteúdo principal

Lista de 170 dos principais e mais notáveis Softwares Livres para Web



Ser gratuito não significa que não sejam poderosos. Muitos desses softwares têm funções superiores às encontradas em seus concorrentes pagos.

Muitos programadores contribuem para a construção de um Software Livre, compartilhando gratuitamente seu trabalho e, pedindo um auxílio às pessoas dispostas a ajudar. É isso que sustenta o movimento do Software Livre.

Também, se dedicam inteiramente à criar design diferenciado desses softwares de código aberto, sob demanda de empresas, pessoas e instituições que agora se tornam seus clientes. Outros, criam módulos e componentes à esses softwares, com funções específicas de determinado tipo de atividade de um empresa ou instituição, cobrando então pelo seu trabalho, que agora depende da aplicação principal que ele ajudou a desenvolver.

Esse idealismo pode criar ótimos programas. O Firefox é um dos melhores exemplos. Mas há muitos programas de código livre além dele. Conheça agora, 170 dos principais e mais notáveis Softwares Livres, construídos para serem utilizados com o seu navegador de internet:


Portais/CMS (Content Management System)
Joomla
Drupal
Mambo
PHP-Nuke
Zikula
Geeklog
Website Baker
SiteFrame
sNews
Pligg
MODx
phpWebSite
Xoops
Typo3
Concrete5
phpWCMS
e107
CMS Made Simple
Plone


Blogs e MicroBlogs
WordPress
b2evolution
LifeType
Dotclear
Textpattern
Nucleus
Serendipity
Open Blog
eggBlog
Pixie
StatusNet


E-Commerce (Comércio Eletrônico)
Zen Cart
osCommerce
Magento
Freeway
phpCOIN
OpenCart
phpAuction
PrestaShop
phpShop
WHMCS
CubeCart
AccountLab Plus
PHP Point Of Sale
TheHostingTool
TomatoCart


Calendários
WebCalendar
phpicalendar
phpScheduleIt


Educação à Distância - EAD
Moodle
ATutor
TCExam


E-mail
SquirrelMail
phpList
Webinsta Maillist
poMMo
ccMail
OpenNewsletter


ERP (Enterprise Resource Planning)
OrangeHRM
FrontAccounting


Fóruns
phpBB
AEF
XMB
MyBB
Phorum
PunBB
SMF
UseBB
FluxBB
bbPress
Vanilla


FrameWork
yii
Zend
xAjax
CodeIgniter
PHPDevShell
PRADO
Symfony
DIY
PhpOpenBiz
AjaxAC
NKohanaom
CakePHP
Jquery


Galeria de imagens e banners
Coppermine
ZenPhoto
TinyWebGallery
Gallery
LinPHA
Piwigo
Pixelpost
phpAlbum
Shutter
4images
Noahs Classifieds
OpenX
Kamads
PHPads
OpenClassifieds


Gerenciamento de projetos
dotProject
phpCollab
PHProjekt
NetOffice
ProjectPier
Mantis Bug Tracker
SugarCRM
Feng Office
eyeOS
Mound
The Bug Genie
TaskFreak


Livro de visitas (Guest Books)
phpBook
Advanced Guestbook
BellaBook
VX Guestbook
Lazarus
RicarGBooK
Música
kPlaylist
Podcast Generator
Impleo


Pesquisas de opinião e enquetes
EasyPoll
LimeSurvey
phpESP
LittlePoll
Simple PHP Poll
CJ Dynamic Poll
Aardvark Topsites
Advanced Poll
Piwik


Redes sociais
Dolphin
Elgg
Jcow


RSS
Gregarius


Suporte a clientes (Help Desk)
phpOnline
Crafty Syntax
Help Center Live
Support Logic Helpdesk
Support Services Manager
HESK
osTicket
ExoPHPDesk
PerlDesk
phpSupport
Open Web Messenger
phpMyFAQ
iQDesk


Vídeos
ClipBucket
VidiScript


Wiki
MediaWiki
DokuWiki
PmWiki
TikiWiki
WikkaWiki


Outros
WeBid
phpFreeChat
Dew-NewPHPLinks
FAQMasterFlex
Soholaunch Pro Edition
Templates Express
phpLD
Open-Realty
Claroline
PHPfileNavigator
cFTP
PhpGedView
phpFormGenerator
OpenDocMan
YOURLS
PHP QR Code



Gostou?

Se julgares necessário incluir mais softwares, sinta-se à vontade de escrever nos comentários desses post, junto com a categoria que mais se enquadra dessas listadas acima.


Comentários

  1. Em rede social, incluiria o Noosfero, software livre feito no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Portal Saúde Direta (www.saudedireta.com.br) apresenta um Prontuário Eletrônico de Pacientes gratuito e full web. Além disso oferece milhares de informações úteis para todos os profissionais de saúde como algoritmos de tratamento, protocolos, links, medicamentos, dermatocosmeticos, catalogo de laboratórios de análises, etc... Pode ser acessado por iPad, iPhone, MAC, WINDOWS, e de qualquer dispositivo fixo ou móvel. Mais de 3000 profissionais cadastrados e milhares de pacientes beneficiados. Foi utilizada tecnologia LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP) e editor gráfico GIMP.

    ResponderExcluir
  3. Atualizando, mais de 4.000 profissionais da saúde cadastrados e quase 100 mil prontuários de pacientes.

    ResponderExcluir
  4. Qual seria o recomendado para gerenciamento de documentos arquivados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, para o gerenciamento de documentos com software livre, você pode usar os seguintes: OrfeoLibre, Alfresco, Nuxeo, Agorum Core, KnowledgeTree, ArchivistaBox, e Owl Intranet.

      Excluir
  5. Alguém conhece algum software de controle financeiro OpenSource? Insira na seção 'Suporte a clientes (Help Desk)' o sistema de Help Desk GLPI

    ResponderExcluir
  6. Tem softwares para controle de universidades (como sistema acadêmico e gerenciamento de processos). Poderia indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André. Especificamente para Gestão Acadêmica eu desconheço. Deixo aqui uma sugestão, de você pesquisar em fóruns americanos e alemães. Além disso, existe o Portal do Software Público Brasileiro, mantido pelo Governo Federal no qual estão disponíveis alguns softwares de Gestão Escolar, embora eu acho que não corresponderá ao que você procura, mas não custa tentar. Há também a possibilidade de você analisar softwares semelhantes em estrutura, e modificar a seu critério. Nesse caso, caso tenha interesse, eu sugeriria testar o E-groupware. Deixo um link de um Fórum sobre o assunto: https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=181759

      Excluir
    2. AH, e sobre Gerenciamento de Processos, caso não tenha esta funionalidade no Software de Gestão Acadêmica, você deve procurar um Software de Gestão de Documentos, que normalmente possui esta funcionalidade. Sugiro o Alfresco Community. Um Software de Gestão de Documentos ideal deve atender aos requisitos do E-Arq, um conjunto de diretrizes publicadas pelo Conselho Nacional de Arquivos para construção de Softwares de Gestão de Documentos. Dica: http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/12.pdf

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Alfresco - Software Livre para Gestão Documental

Alfresco, é um sistema de Gestão de Documentos físicos/digitais empresarial (em inglês ECM "Enterprise Content Management") multi plataforma (Windows e Unix/Linux) de Código Aberto, desenvolvido em Java.
Muitas empresas utilizam para gestão de seus documentos, gestão de conteúdo Web e de colaboração (e-groupware). O Alfresco não é a única plataforma de ECM open source, mas para a gestão de documentos, colaboração e repositório documental, é um dois mais utilizados no mercado atualmente, implementando alta usabilidade e um modelo open source a 100%.

Atualização do ICA-AtoM - versão 1.2 para 1.3

Vídeo gravado no celular. Apresenta o procedimento realizado ao atualizar a versão 1.2 para 1.3 do software ICA-AtoM. (localhost) Ubuntu + MySql Administrator


Planejamento deve levar em conta a Gestão Documental

Escrito por Dgard Pinheiro (*)

Se o planejamento é a ciência de colocar no papel – hoje, na verdade, em sistemas computacionais – e de gerenciar todas as etapas do negócio, incluindo seus objetivos e os meios para que eles sejam atingidos, então, as empresas devem levar em conta a Gestão Documental como parte vital para o sucesso de um empreendimento. Isto porque os negócios envolvem o recebimento, envio e manuseio de uma quantidade enorme de documentos de várias origens, desde o tradicional papel, até os arquivos digitais – tais como as notas fiscais eletrônicas, fax, e-mail, documentos pessoais e formulários (estes, muito utilizados na coleta de informações em várias áreas: cadastros, escolas, pesquisas de mercado e de opinião etc).
Pode parecer que o planejamento envolve apenas a estratégia de negócios, a definição do plano de ação, a definição de produtos e serviços, preços, distribuição, marketing e divulgação. No entanto, ele vai além e deve incluir os processos de como a companhi…

Conheça o NUXEO - Software Livre para Gestão Documental

Atualizado em 16/09/2013.


          O Nuxeo é uma poderosa ferramenta de ECM (Enterprise Content Management - gestão de conteúdo empresarial) open source (código aberto), desenvolvido pela empresa francesa de mesmo nome. Nuxeo atualmente é utilizado por centenas de empresas ao redor do mundo e órgãos públicos, de médio e grande porte. No site do software é possível ver a lista de alguns usuários da ferramenta.           Nuxeo tem uma arquitetura ágil e flexível de última geração, utilizando o melhor do Java. Permite gerenciar os documentos de forma cômoda, realizando versões dos documentos, fluxos de trabalho associados aos documentos, publicação remota, busca avançada, integração com Microsoft Office e Open Office, etc.           Existe a versão open source do NUXEO, que é totalmente gratuita, e a versão "Nuxeo Studio". Esta última é um serviço diferenciado, onde há suporte 24hs por eles, manutenção do sistema, serviço de Cloud Computing (nuvem) etc. Neste caso é preciso p…

Botão para abrir formulário no LibreOffice-Base - Macros

Se você está começando a trabalhar com o Libre Office Base e não entende muito de programação, provavelmente já se deparou com a situação de não conseguir abrir um formulário a partir de um botão de pressão criado em outro formulário. Parecerá mais difícil ainda se você estiver acostumado a utilizar os assistentes do Microsoft Access.

No Libre Office Base é preciso criar uma macro para abrir um formulário a partir de um botão criado no modo desenho do formulário. Depois de criada a macro, é necessário chamar a função no evento "Ao aprovar ação" do botão.

Com o Libre Office Base aberto, vá em "Ferramentas >> Macros >> Organizar Macros >> Libre Office Basic". Na janela que aparecer, selecione "Minhas Macros >> Standards >> Module 1". Haverá um botão no menu lateral direito chamado "Editar". Clique para editar este módulo e insira a seguinte macro:

Eletrônico ou digital?

Diferença entre documento eletrônico e documento digital

Segundo a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ):
“Na literatura arquivística internacional, ainda é corrente o uso do termo “documento eletrônico” como sinônimo de “documento digital”. Entretanto, do ponto de vista tecnológico, existe uma diferença entre os termos “eletrônico” e “digital. Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico (aparelho de videocassete, filmadora, computador), podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital. Exemplos: 1) documento eletrônico: filme em VHS, música em fita cassete. 2) documento digital: texto em PDF, planilha de cálculo em Microsoft  Ex…