Pular para o conteúdo principal

Brasil realiza primeiro encontro internacional sobre gerenciamento de conteúdo corporativo


Evento apresentará, em São Paulo, as melhores práticas e as últimas novidades voltadas à gestão do grande volume de informações não-estruturadas que circulam nas empresas.

São Paulo, agosto de 2010 – O segmento de Enterprise Content Management (ECM) vai ganhar pela primeira vez um evento internacional na América Latina, o ECM SHOW – EXPO + CONFERENCE 2010 (www.ecmshow.com.br), marcado para os dias 28 e 29 de setembro na capital paulista.

Estão confirmados os keynotes Atle Skjekkeland, vice-presidente da Association for Information and Imaging Management (AIIM), a mais importante entidade internacional de ECM; e Allan Pelz-Sharpe, diretor do Real Story Group, instituto de pesquisa norte-americano focado no setor; Eugene Roman, CIO da Open Text; e Pamela Doyle, diretora do Grupo Imaging Products da Fujitsu.  Eles trarão ao País as novidades e as tendências na área.

O ECM reúne tecnologias, estratégias, métodos e ferramentas destinadas a capturar, gerenciar, armazenar, preservar e distribuir conteúdo e documentos não-estruturados que envolvem uma organização. Sua utilização no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Isso devido ao imenso volume de informações que se encontram fora da base de dados das corporações, impondo a elas desafios cada vez maiores na gestão de documentos e dos processos de negócios.

É dentro desse cenário que o ECM SHOW – EXPO+ CONFERENCE 2010 apresentará uma visão profunda sobre a importância da disponibilidade da informação não-estruturada para as empresas, que precisam ser cada vez mais competitivas em um mundo sem fronteiras.

Serão mais de 50 palestras envolvendo temas como Business Process Management (BPM), Web 2.0, Records Management , Captura/Imaging; Compliance, e-Mail Management; d-Discovery; Redes Sociais, Cloud Computing, Segurança da Informação, Business Process Outsourcing (BPO); Risk Management e Business Continuity.

Para aliar a teoria à prática, dois eventos paralelos integram o encontro: o ECM Hands-On e o ECM Show Case, nos quais os congressistas vão conhecer as melhores práticas e os processos que estão modernizando as formas de trabalho nas corporações.

O ECMSHOW 2010, promovido pela Guia Business Media, tem o apoio da Associação Brasileira da Gestão de Documentos (ABGD), Associação Nacional dos Gestores de Contratos (ANGC) e Associação Brasileira de Empresas de Identidade Digital (ABRID).
 ----------------------------------------------------------------
ECMSHOW 2010 - Primeiro congresso internacional sobre gestão de conteúdo e documento empresarial na América Latina, com 50 palestras e a participação de keynotes nacionais e internacionais, em São Paulo. Também haverá uma feira com os principais fornecedores de produtos, soluções e serviços para o mercado de Enterprise Content Management (ECM)

Quando: 28 e 29 de setembro,
Local: Sheraton WTC São Paulo
Endereço: Av. das Nações unidas, 12.551
Horário: A partir das 8h

Outras informações: www.ecmshow.com.br



Comentários

  1. I think this is among the most important information for me.
    And i am glad reading your article. But wanna remark on some
    general things, The site style is wonderful, the articles is really
    nice : D. Good job, cheers
    Review my page : GFI Norte

    ResponderExcluir
  2. BlueHost is one of the best web-hosting provider for any hosting services you need.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 170 dos principais e mais notáveis Softwares Livres para Web

Ser gratuito não significa que não sejam poderosos. Muitos desses softwares têm funções superiores às encontradas em seus concorrentes pagos.

Muitos programadores contribuem para a construção de um Software Livre, compartilhando gratuitamente seu trabalho e, pedindo um auxílio às pessoas dispostas a ajudar. É isso que sustenta o movimento do Software Livre.

Também, se dedicam inteiramente à criar design diferenciado desses softwares de código aberto, sob demanda de empresas, pessoas e instituições que agora se tornam seus clientes. Outros, criam módulos e componentes à esses softwares, com funções específicas de determinado tipo de atividade de um empresa ou instituição, cobrando então pelo seu trabalho, que agora depende da aplicação principal que ele ajudou a desenvolver.

Esse idealismo pode criar ótimos programas. O Firefox é um dos melhores exemplos. Mas há muitos programas de código livre além dele. Conheça agora, 170 dos principais e mais notáveis Softwares Livres, construídos …

Conheça o Alfresco - Software Livre para Gestão Documental

Alfresco, é um sistema de Gestão de Documentos físicos/digitais empresarial (em inglês ECM "Enterprise Content Management") multi plataforma (Windows e Unix/Linux) de Código Aberto, desenvolvido em Java.
Muitas empresas utilizam para gestão de seus documentos, gestão de conteúdo Web e de colaboração (e-groupware). O Alfresco não é a única plataforma de ECM open source, mas para a gestão de documentos, colaboração e repositório documental, é um dois mais utilizados no mercado atualmente, implementando alta usabilidade e um modelo open source a 100%.

Atualização do ICA-AtoM - versão 1.2 para 1.3

Vídeo gravado no celular. Apresenta o procedimento realizado ao atualizar a versão 1.2 para 1.3 do software ICA-AtoM. (localhost) Ubuntu + MySql Administrator


Planejamento deve levar em conta a Gestão Documental

Escrito por Dgard Pinheiro (*)

Se o planejamento é a ciência de colocar no papel – hoje, na verdade, em sistemas computacionais – e de gerenciar todas as etapas do negócio, incluindo seus objetivos e os meios para que eles sejam atingidos, então, as empresas devem levar em conta a Gestão Documental como parte vital para o sucesso de um empreendimento. Isto porque os negócios envolvem o recebimento, envio e manuseio de uma quantidade enorme de documentos de várias origens, desde o tradicional papel, até os arquivos digitais – tais como as notas fiscais eletrônicas, fax, e-mail, documentos pessoais e formulários (estes, muito utilizados na coleta de informações em várias áreas: cadastros, escolas, pesquisas de mercado e de opinião etc).
Pode parecer que o planejamento envolve apenas a estratégia de negócios, a definição do plano de ação, a definição de produtos e serviços, preços, distribuição, marketing e divulgação. No entanto, ele vai além e deve incluir os processos de como a companhi…

Conheça o NUXEO - Software Livre para Gestão Documental

Atualizado em 16/09/2013.


          O Nuxeo é uma poderosa ferramenta de ECM (Enterprise Content Management - gestão de conteúdo empresarial) open source (código aberto), desenvolvido pela empresa francesa de mesmo nome. Nuxeo atualmente é utilizado por centenas de empresas ao redor do mundo e órgãos públicos, de médio e grande porte. No site do software é possível ver a lista de alguns usuários da ferramenta.           Nuxeo tem uma arquitetura ágil e flexível de última geração, utilizando o melhor do Java. Permite gerenciar os documentos de forma cômoda, realizando versões dos documentos, fluxos de trabalho associados aos documentos, publicação remota, busca avançada, integração com Microsoft Office e Open Office, etc.           Existe a versão open source do NUXEO, que é totalmente gratuita, e a versão "Nuxeo Studio". Esta última é um serviço diferenciado, onde há suporte 24hs por eles, manutenção do sistema, serviço de Cloud Computing (nuvem) etc. Neste caso é preciso p…

Botão para abrir formulário no LibreOffice-Base - Macros

Se você está começando a trabalhar com o Libre Office Base e não entende muito de programação, provavelmente já se deparou com a situação de não conseguir abrir um formulário a partir de um botão de pressão criado em outro formulário. Parecerá mais difícil ainda se você estiver acostumado a utilizar os assistentes do Microsoft Access.

No Libre Office Base é preciso criar uma macro para abrir um formulário a partir de um botão criado no modo desenho do formulário. Depois de criada a macro, é necessário chamar a função no evento "Ao aprovar ação" do botão.

Com o Libre Office Base aberto, vá em "Ferramentas >> Macros >> Organizar Macros >> Libre Office Basic". Na janela que aparecer, selecione "Minhas Macros >> Standards >> Module 1". Haverá um botão no menu lateral direito chamado "Editar". Clique para editar este módulo e insira a seguinte macro:

Eletrônico ou digital?

Diferença entre documento eletrônico e documento digital

Segundo a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ):
“Na literatura arquivística internacional, ainda é corrente o uso do termo “documento eletrônico” como sinônimo de “documento digital”. Entretanto, do ponto de vista tecnológico, existe uma diferença entre os termos “eletrônico” e “digital. Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico (aparelho de videocassete, filmadora, computador), podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital. Exemplos: 1) documento eletrônico: filme em VHS, música em fita cassete. 2) documento digital: texto em PDF, planilha de cálculo em Microsoft  Ex…