Como instalar Joomla!


Instalando Joomla!1.5 em servidor local (no seu PC)
(Escrevi esse tutorial com a versão Joomla!1.5.14)


Sei que nos fóruns já tem vários artigos com o mesmo propósito. Porém, não encontrei nenhum que seja simples e demonstrativo. Então resolvi criar este tutorial:

Para você instalar o Joomla!1.5 no seu computador, você deverá ter simplesmente um servidor e um banco de dados (veja o artigo Hospede arquivos no seu PC, para melhor compreensão). Tendo já isso pronto, faça o download da última versão do Joomla!1.5.14 aqui.
Descompacte "joomla_1.5.14.rar" e coloque seus arquivos dentro da pasta do servidor (normalmente ela se chama www (C:\Arquivos de programas\EasyPHP 2.0b1\www)).
Agora entre na administração do Mysql e crie um novo banco de dados com o nome de Joomla (não precisa ser necessariamente este nome). Se você estiver usando EasyPHP, digite http://127.0.0.1/home/ para ir à administração.
Abra seu navegador de internet e digite localhost ou 127.0.0.1 na barra de endereço. Aparecerá uma tela de escolha do idioma, parecida com esta:

Escolha o idioma e clique em próximo. Aparecerá uma tela de verificação dos requisitos necessários:


Clique em próximo, e aparecerá a tela do contrato de licença:


Clique em próximo e aparecerá a tela de configuração:

Escolha Mysql como tipo de banco de dados. Abaixo, digite localhost, ou 127.0.0.1 como nome do servidor. Digite root no nome de usuário. A senha por enquanto deve ficar em branco. No campo do nome do banco de dados, digite Joomla (aquele que nós criamos antes).
Clique em próximo.

Será exibida esta tela acima para configuração da habilitação de transferência de arquivos por FTP, como não é o nosso caso agora, escolha não e clique em próximo.
A seguinte tela aparecerá:


Coloque o nome do site, seu e-mail e sua senha. Logo abaixo, clique em instalar conteúdo de exemplo, a não ser que você tenha um script de migração do conteúdo de um site anterior. Clique em próximo.
Agora, esta é a última etapa da instalação:
Como mostra, você deve ir até à pasta do servidor e excluir a pasta INSTALLATION, senão toda vez que abrir o localhost (seu servidor local), aparecerá a tela para instalação do joomla tudo de novo. Bom, eu não excluo, apenas renomeio que também dá na mesma.
Aí, se ainda estiver aberto a última etapa da instalação, clique em "site". Aparecerá seu site (é um modelo que já vem junto com o Joomla!, você pode instalar outros temas (templates)).
Toda vez que quiser acessar seu site, digite localhost na barra de endereço do navegador. Para administrá-lo, clique em administrator e entre com o nome de usuário: admin e a senha que você criou na etapa de instalação.
Para saber como disponibilizar seu site on-line, leia o artigo "Hospede arquivos no seu PC" na seção de artigos. Você também pode instalar o Joomla! em um servidor on-line, as configurações para a instalação tal como o nome do banco de dados e do usuário, são fornecidos pelo próprio servidor. Leia o artigo Dicas de hospedagens, do dia 23/02/2010.

Bom pessoal, acho que é isso. Espero ter ajudado nesse simples tutorial e aberto à correções e dúvidas!

Flw...
Dhion C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário