Setor de gerenciamento de documentos cresce mais que a economia


Escrito por Susana Batimarchi

"As empresas do setor de gerenciamento de documentos têm bons motivos para comemorar. Distantes do baixo crescimento que afeta outros setores da economia, as empresas dessa área vêm registrando crescimentos entre 15% a 25% nos últimos anos, na avaliação de Vicente Troiano, gerente de Marketing da Recall no Brasil.

Para o executivo, o número de empresas que buscam a gestão profissional de documentos vem aumentando no país, seguindo tendência internacional no setor. “Antes, a gestão de documentos era apenas a guarda de papéis que não se usava mais. Era o conhecido arquivo morto. Hoje, a gestão documental mudou muito; ela atende desde os documentos físicos, digitais até terceirização de processos de negócios, seguindo rígidos padrões internacionais”, explica o gerente de marketing.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD), os arquivos tipicamente ativos crescem 25% ao ano. A instituição avalia ainda que, no mínimo, 2/3 das informações guardadas pelas empresas em suas dependências podem ser removidas de onde estão, ou mesmo destruídas, por serem obsoletas. Esses documentos também podem ser transferidos para outras dependências ou estabelecimentos que gerem menores custos e despesas.

Leonardo Kimio Ogihara, especialista de infraestrutura da EDP (Energias de Portugal), explica que a companhia contratou os serviços da Recall para armazenar os documentos das treze empresas do grupo em um lugar seguro e confiável. A empresa visava também liberar um espaço ocupado na antiga sede da corporação em São Paulo, que representava um alto custo por metro quadrado. “Além disso, havia a necessidade de digitalizar toda a documentação como medida de segurança e de inovação em serviços, permitindo a consulta rápida de documentos via web, resultando numa melhor relação custo x benefício”, afirma.

O especialista afirmou ainda que a gestão documental, antes da contratação da Recall, era feita manualmente, com altos custos e muito tempo dispensado para esta atividade. “Depois da contratação das soluções de outsourcingexecutados pela Recall, iniciamos a utilização de um sistema, via web, que nos trouxe agilidade e facilidade na localização da documentação, com otimização de tempo e dinheiro” afirma."



Nenhum comentário:

Postar um comentário