Como instalar VirtueMart1.1.4_Joomla1.5


(Post desatualizado. Versão atual do VM: 2.0.0 (Fev./2012) http://virtuemart.net/) 
 

Primeiro baixe o arquivo "VirtueMart-1.1.4.PACOTE_COMPLETO_j15_pt-BR". Faça o download clicando aqui.

Coloque-o dentro de uma pasta e clique em extrair aqui. Crie uma pasta e copie o arquivo extráido "com_virtuemart_1.1.4_pt-BR.j15" dentro dela. Entre dentro da pasta e clique em extrair aqui, no arquivo que você copiou. Procure o arquivo "admin_files.tar" e clique em extrair aqui. Na pasta Sql que foi extraída, deve ter os três seguintes arquivos: "virtuemart.installation.addons.joomla1.5"; "virtuemart.installation.joomla" e "virtuemart.sample_data" (Preste bem atenção nestes nomes para não errar).

Atenção, antes da instalação verifique se seu servidor está hablitado a fazer uploads com mais de dois MB (esta versão do VirtueMart tem 3,37MB), normalmente o limite é até 2MB. Resolvendo: Se você têm acesso ao arquivo php.ini do servidor, procure a linha upload_max_filesize"2M" e troque o número 2 (MB) para 4. Se estiver rodando php no modo CGI no Apache, procure o arquivo .htacess e coloque php_value upload_max_filesize 4M.

"Leia todo o tutorial antes, se estiver com dúvidas não instale! Não me responsabilizo por erros cometidos por incerteza e/ou falta de segurança no que está fazendo."

Nos próximos passos, faça na ordem que foi colocada para não dar erro.


Começando, entre na base de dados em que o seu joomla está instalado e clique em importar. Clique em enviar arquivo e selecione o arquivo "virtuemart.installation.addons.joomla1.5" da pasta sql. Aperte executar. Faça o mesmo com o arquivo "virtuemart.installation.joomla" da mesma pasta e após, o arquivo "virtuemart.sample_data" da mesma pasta. Enviado os três arquivos, pode fechar a janela do mysql e acessar a administração do joomla.
Clique em instalar/desinstalar e selecione o arquivo, "com_virtuemart_1.1.4_pt-BR.j15", extraído do pacote e clique em "enviar ficheiro e instalar". Quando terminar aparecerá uma tela, mas não clique em nada ainda. Deixe aberta a janela do jeito que está e vá até o diretório administrator/components/com_virtuemart/ do seu joomla e então renomeie o arquivo "virtuemart.cfg-dist" para "virtuemart.cfg". Agora, (deixe aberto este diretório pois vc voltará aí) volte à administração do joomla (que já estava aberta com a tela de instalação do virtuemart) e clique em "instalar produtos de exemplo" (ou algo semelhante). Espere e aparecerá uma tela "Atualizar log". Então atualize página.

Se tudo der certo, aparecerá o painel de controle do virtuemart, mas não terminou ainda. Volte ao diretório que vc deixou aberto e também renomeie o arquivo "install.copy.php" ou também pode estar com o nome de "install.php" (não confunda com "install.css"), e renomeie para o nome de "4321install.copy". Agora volte à administração do Joomla e instale os dois plugins do pacote. Agora, falta instalar os módulos. Instale os dez módulos que também vêm no pacote (não se esqueça de ativar os plugins e módulos após sua instalação). Agora, para acessar o virtuemart no seu site, crie um menu para ele. Vá em Menus/main menu e clique em new (novo menu). Selecione virtue mart e então dê um nome ao menu e clique em salvar. Verifique se está ativo. Vá ao seu site e clique no menu que você criou. Sua loja está pronta! Coloque os produtos que desejar. Pessoal, eu testei em casa e foi isso aí. Espero ter ajudado, sujeito a qualquer correção ou dúvidas.
Dhion C. flw...

8 comentários:

  1. Valeu a dica mais quando vou instalar o orquivo "com_virtuemart_1.1.4_pt-BR.j15",(acredito ser o .zip) ele da erro diz? "houve um erro ao enviar arquivos ao servidor"

    ResponderExcluir
  2. você deve extrair os arquivos de dentro para instalá-lo. siga os passos acima...

    ResponderExcluir
  3. ola- instalei como sugerido, aparentememnte instalou, mas quando acesso componentes - virtuemart para configurar a "loja", abre o painle de controle do virtuemart mas sem nada, nao aparece menu nenhum, somente uma pagina meio em branco onde "parece"que deveriam estar os links de configuracao, mas estes nao sao mostrados - onde será que errei?

    ResponderExcluir
  4. pode ter várias causas... se você quiser ter conteúdo de exemplo você clica em "instalar produtos de exemplo" (ou algo semelhante)... se não estiver aparecendo nenhum menu provavelmente deu erro no momento da instalação (lentidão ao executar o script).. você está instalando em servidor online ou no pc mesmo? instalou os plugins e módulos? os passos acima deram certo?

    ResponderExcluir
  5. eu instalei seguindo passo a passo este tutorial e deu certo... Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  6. ola eu tenho joomla 1.5.22,o "VirtueMart-1.1.4.PACOTE_COMPLETO_j15_pt-BR" servi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me passa, e teu contato pois to com dificuldades pra instalar...instala bem, mas na hora de entrar no painel dele da uma mensagem de erro dizendo que nao tenho permissões pra acessar

      Excluir
  7. Não testei ainda no joomla 1.5.22 mas acredito que dá certo sim, na época esse passo a passo foi feito no 1.5.14. Abraço.

    ResponderExcluir