Novo Ubuntu no final do mês


A Canonical anunciou ontem a disponibilização ainda este mês da próxima versão do seu sistema operativo para servidores, o Ubuntu 10.04 Long Term Support (LTS) Server Edition.

Esta versão dá direito a assistência e actualizações de seguranças gratuitas por um período de 5 anos, ao invés dos habituais 18 meses, e estará disponível para download gratuito a partir de 29 de Abril - altura em que ficará também acessível a versão 10.04 para desktop.

O sistema operativo baseado no kernel Linux destina-se a utilizadores que precisem de uma "assistência de longa duração e máxima estabilidade", detalhou o COO da Canonical, Matt Asay, citado pela PC World, a respeito do lançamento da próxima edição LTS - que será a primeira (para servidores) a incluir a plataforma de cloud computing Eucalyptus. O software permite às empresas correr um serviço na nuvem a partir de um servidor interno.

A nova versão vai incluir novos pacotes de software e todos os produtos que já integravam a edição anterior serão também actualizados com a versão que será lançada no fim de Abril.

As versões para servidores do Ubunto 9.10 e Ubuntu 8.04 poderão ser actualizadas directamente através da linha de comando que será disponibilizada no mesmo dia.

Este não é o único lançamento Linux do momento, ainda a semana passada foram disponibilizadas as versões beta do Fedora 13 e OpenSuse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário