Pesquisando...
25 março 2015

Componente Joomla! para descrição arquivística - ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDAH e ISDF



Este componente foi lançado recentemente, em 19 de novembro de 2014, atualmente operando na versão 1.1, sob a licença General Public Licence (GPL) versão 2.

Para a função de organização de documentos, existem diversos componentes pagos e gratuitos, tanto para Joomla quanto para Wordpress.

Um destaque se dá, por exemplo, ao componente para Joomla intitulado “Mantaj!".

Segundo a desenvolvedora Elena Cenacchi, o Mantaj! é um componente que permite ao usuário construir um arquivo histórico digital utilizando o CMS Joomla. As informações da descrição arquivística podem ser inseridas através do painel gerenciador, seguindo o padrão do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), através das normas ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDIAH e ISDF.

Além dos campos que correspondem às normas citadas, há também vários campos adicionais que se encaixam na maioria das necessidades de descrições, sendo que eventualmente Mantaj! pode ser usado também na manipulação de arquivos correntes. Além das informações textuais, o componente permite também que seja incorporada uma imagem digital para cada unidade de descrição.

Inclui
o plugin Sigplus que lida com a imagem em miniatura da unidade descrita (item / série / fundo) dentro de uma caixa de pop-up agradável js;
o módulo Sigplus para imagens de publicação;
o módulo de exibição de árvore Mantatree para construir menus hierárquicos que refletem a estrutura de arquivo.

Mantaj! está equipado com tradução para inglês e italiano, e cada campo contém uma dica de ferramenta em ambas as línguas.

Download do componente: http://extensions.joomla.org/extensions/extension/vertical-markets/thematic-directory/mantaj
Grupo de discussão: http://sourceforge.net/p/mantaj/discussion/
Documentação: http://sourceforge.net/p/mantaj/wiki/Home/
Demonstração: http://www.cenacchi.altervista.org/manta/index.php/en/

--
/Dhion C. Hedlund



Em 25 março 2015

0 comentários:

Postar um comentário