Componente Joomla! para descrição arquivística - ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDAH e ISDF


Este componente foi lançado em 19 de novembro de 2014, sob a licença General Public Licence (GPL) versão 2.

Para a função de organização de documentos existem componentes pagos e gratuitos, tanto para Joomla quanto para Wordpress. Esse post se refere ao componente para Joomla intitulado “Mantaj!".

Segundo a desenvolvedora Elena Cenacchi, o Mantaj! é um componente que permite ao usuário construir um arquivo histórico digital utilizando o CMS Joomla. As informações da descrição arquivística podem ser inseridas através do painel gerenciador, seguindo o padrão do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), através das normas ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDIAH e ISDF.

Além dos campos que correspondem às normas citadas acima, há também vários campos adicionais que se encaixam na maioria das necessidades de descrições arquivísticas, sendo que eventualmente o Mantaj! pode ser usado também na manipulação de arquivos correntes. Além das informações textuais, o componente permite também que seja incorporada uma imagem digital para cada unidade de descrição.

Inclui
o plugin Sigplus que lida com a imagem em miniatura da unidade descrita (item / série / fundo) dentro de uma caixa de pop-up agradável js;
o módulo Sigplus para imagens de publicação;
o módulo de exibição de árvore Mantatree para construir menus hierárquicos que refletem a estrutura de arquivo.

Mantaj! está equipado com tradução para inglês e italiano, e cada campo contém uma dica de ferramenta em ambas as línguas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário