Pular para o conteúdo principal

Conheça o NUXEO - Software Livre para Gestão Documental

Atualizado em 16/09/2013.


          O Nuxeo é uma poderosa ferramenta de ECM (Enterprise Content Management - gestão de conteúdo empresarial) open source (código aberto), desenvolvido pela empresa francesa de mesmo nome. Nuxeo atualmente é utilizado por centenas de empresas ao redor do mundo e órgãos públicos, de médio e grande porte. No site do software é possível ver a lista de alguns usuários da ferramenta.
          Nuxeo tem uma arquitetura ágil e flexível de última geração, utilizando o melhor do Java. Permite gerenciar os documentos de forma cômoda, realizando versões dos documentos, fluxos de trabalho associados aos documentos, publicação remota, busca avançada, integração com Microsoft Office e Open Office, etc.
          Existe a versão open source do NUXEO, que é totalmente gratuita, e a versão "Nuxeo Studio". Esta última é um serviço diferenciado, onde há suporte 24hs por eles, manutenção do sistema, serviço de Cloud Computing (nuvem) etc. Neste caso é preciso pagar por estes serviços. Dentre as empresas parceiras de Nuxeo, cabe um destaque à empresa "Yerbabuena Software", uma empresa espanhola, desenvolvedora de outra ferramenta de gestão documental open source, o Athento.
          Atualmente cobre as seguintes funções de ECM:
- Gerenciamento de documento
- Trabalho colaborativo
- BPM - Business process management (workflow)
- Submissão
- Gerenciamento de registros
- Gerenciamento digital de ativos - DAM (Digital asset management)
- Gerenciamento de casos (Wikipedia, 2013)
         Recentemente eu instalei e testei a versão open source. Dentre os arquivos do software, encontrei o arquivo "LICENSE.txt" com o texto que segue abaixo. Ao lado deste arquivo há uma pasta de nome "licenses", com três arquivos dentro: "CDDL.txt", "LGPL.txt" e "MIT-LICENSE.txt".

"The files (LGPL.txt, CDDL.txt, MIT-LICENSE.txt) in licenses directory are the
licenses mentioned in the source headers.

Most of the code in the Nuxeo EP project is copyrighted Nuxeo SA and
contributors, and licensed under the LGPL.

A few files have been reused from other open source projects, under the other
licenses listed here (CDDL, MIT).

When reusing code dual licensed under the GPL and another license, we choose
NOT to use the GPL, but the other license."
         

"Os arquivos (LGPL.txt, CDDL.txt, MIT-LICENSE.txt) no diretório de licenças são as licenças mencionadas nos cabeçalhos de origem.
A maioria dos códigos no projeto Nuxeo EP (Enterprise Plataform) são protegidos por direitos autorais da Nuxeo SA e colaboradores, e licenciado sob a LGPL.
Alguns arquivos foram reaproveitados de outros projetos de código aberto, de acordo com as outras licenças listadas aqui (CDDL, MIT).
Ao reutilizar o duplo código licenciado sob a GPL e a outra licença, nós optamos por não usar a GPL, mas a outra licença ."


Diferença entre a licença LGPL e GPL:

A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite também a associação com programas que não estejam sob as licenças GPL ou LGPL, incluindo Software proprietário.
Outra diferença significativa é que os trabalhos derivados, que não estão sob a LGPL, devem estar disponíveis em bibliotecas.
A LGPL acrescenta restrições ao código fonte desenvolvido, mas não exige que seja aplicada a outros softwares que empreguem seu código, desde que este esteja disponível na forma de uma biblioteca. Logo, a inclusão do código desenvolvido sob a LGPL como parte integrante de um software só é permitida se o código fonte for liberado. A LGPL visa à regulamentação do uso de bibliotecas de código, mas pode ser empregada na regulamentação de aplicações, como OpenOffice.org eMozilla.
Outra característica importante é a possibilidade de conversão de apenas uma parte de um código sob a LGPL em outro, sob a GPL (ver seção 3 da licença). (Wikipedia, 2013)


Requisitos mínimos de hardware e software para utilizar o Nuxeo:

Linux, Windows ou Mac OS X.
RAM: 2 GB é a mínima quantidade de memória necessária para executar Nuxeo.
CPU: Intel Core 2, equivalente ou superior.
Disco Rígido: Para a instalacão do Nuxeo é necessário cerca de 300 MB.

Para conhecer mais características do Nuxeo, acesse o sítio oficial do software (http://www.nuxeo.com/br) ou o endereço virtual http://www.athento.com/nuxeo/caracteristicas/.

Links relacionados:

- Download do softwarehttp://www.nuxeo.com/en/downloads

- Fórum de discussões (em inglês): http://answers.nuxeo.com/

- Documentação do software (em inglês): http://doc.nuxeo.com/display/MAIN/Nuxeo+Documentation+Center+Home

- Manual em português, elaborado por Sérgio Lampert: http://documentosarquivisticosdigitais.blogspot.com.br/2013/04/manual-para-utilizacao-do-software.html
"[...] o manual produzido apresenta os passos básicos para instalação e operacionalização do Nuxeo DM, bem como a aplicação das funções de produção, classificação e avaliação de documentos. É importante ressaltar que o manual não visa sanar todas as dúvidas ou funcionalidades sobre a ferramenta, busca apenas ser um instrumento para aproximar os profissionais de arquivo com as soluções GED. Além disso, o arquivista, que ainda hoje é visto como um profissional que trabalha apenas com suporte analógico, enraizado na concepção de atuar somente com o suporte papel, precisa estar atento as novas tecnologias."

- Como Remasterizar o Ubuntu com Nuxeo: http://documentosarquivisticosdigitais.blogspot.com.br/2013/08/nuxeo-dm-remasterizando-ubuntu-com-nuxeo.html

- Artigo da revista "Informação Arquivística": As funções de produção, classificação e avaliação de documentos arquivísticos no software Nuxeo Document Management - Por Daniel Flores e Sérgio Renato Lampert : http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/16
Resumo:
"O presente artigo apresenta o estudo do software Nuxeo frente à implementação das funções arquivísticas de produção, classificação e avaliação de documentos. A análise da ferramenta possibilitou verificar o procedimento de instalação, apontando dificuldades e barreiras para os profissionais arquivistas que desejam instalar a solução. Também pôde-se verificar o processo de produção documental no aplicativo, identificando que este é o procedimento balizador da gestão documental. Ademais, foi possível examinar a função de classificação dos documentos produzidos no software, que apontou o atendimento aos preceitos arquivísticos. Igualmente pôde-se analisar a implementação da avaliação documental na ferramenta, identificando a possibilidade de implantar o processo avaliativo, bem como a teoria das três idades durante a produção de documentos. No entanto, o sistema não operacionaliza a avaliação documental de modo automatizado, como nas outras funções. Por fim, elaborou-se um manual voltado para os profissionais arquivistas instalarem e utilizarem o Nuxeo DM."

- Blog Documentos Arquivísticos Digitais, blog do Grupo CNPq GED/A e Patrimônio Documental Arquivístico: http://documentosarquivisticosdigitais.blogspot.com.br/






-------

Comentários

  1. Bom dia caríssimos,

    Agradecia de ter conhecimentos mais aprofundados sobre a instalação, configuração e parametrização do nuxeo. E queria saber se há formações do género e o que fazer para fazê-las.

    Grato

    Artur Silva

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se ele atende à todas as determinações do e-Arq?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se ele atende à todas as determinações do e-Arq?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 170 dos principais e mais notáveis Softwares Livres para Web

Ser gratuito não significa que não sejam poderosos. Muitos desses softwares têm funções superiores às encontradas em seus concorrentes pagos.

Muitos programadores contribuem para a construção de um Software Livre, compartilhando gratuitamente seu trabalho e, pedindo um auxílio às pessoas dispostas a ajudar. É isso que sustenta o movimento do Software Livre.

Também, se dedicam inteiramente à criar design diferenciado desses softwares de código aberto, sob demanda de empresas, pessoas e instituições que agora se tornam seus clientes. Outros, criam módulos e componentes à esses softwares, com funções específicas de determinado tipo de atividade de um empresa ou instituição, cobrando então pelo seu trabalho, que agora depende da aplicação principal que ele ajudou a desenvolver.

Esse idealismo pode criar ótimos programas. O Firefox é um dos melhores exemplos. Mas há muitos programas de código livre além dele. Conheça agora, 170 dos principais e mais notáveis Softwares Livres, construídos …

Conheça o Alfresco - Software Livre para Gestão Documental

Alfresco, é um sistema de Gestão de Documentos físicos/digitais empresarial (em inglês ECM "Enterprise Content Management") multi plataforma (Windows e Unix/Linux) de Código Aberto, desenvolvido em Java.
Muitas empresas utilizam para gestão de seus documentos, gestão de conteúdo Web e de colaboração (e-groupware). O Alfresco não é a única plataforma de ECM open source, mas para a gestão de documentos, colaboração e repositório documental, é um dois mais utilizados no mercado atualmente, implementando alta usabilidade e um modelo open source a 100%.

Atualização do ICA-AtoM - versão 1.2 para 1.3

Vídeo gravado no celular. Apresenta o procedimento realizado ao atualizar a versão 1.2 para 1.3 do software ICA-AtoM. (localhost) Ubuntu + MySql Administrator


Planejamento deve levar em conta a Gestão Documental

Escrito por Dgard Pinheiro (*)

Se o planejamento é a ciência de colocar no papel – hoje, na verdade, em sistemas computacionais – e de gerenciar todas as etapas do negócio, incluindo seus objetivos e os meios para que eles sejam atingidos, então, as empresas devem levar em conta a Gestão Documental como parte vital para o sucesso de um empreendimento. Isto porque os negócios envolvem o recebimento, envio e manuseio de uma quantidade enorme de documentos de várias origens, desde o tradicional papel, até os arquivos digitais – tais como as notas fiscais eletrônicas, fax, e-mail, documentos pessoais e formulários (estes, muito utilizados na coleta de informações em várias áreas: cadastros, escolas, pesquisas de mercado e de opinião etc).
Pode parecer que o planejamento envolve apenas a estratégia de negócios, a definição do plano de ação, a definição de produtos e serviços, preços, distribuição, marketing e divulgação. No entanto, ele vai além e deve incluir os processos de como a companhi…

Botão para abrir formulário no LibreOffice-Base - Macros

Se você está começando a trabalhar com o Libre Office Base e não entende muito de programação, provavelmente já se deparou com a situação de não conseguir abrir um formulário a partir de um botão de pressão criado em outro formulário. Parecerá mais difícil ainda se você estiver acostumado a utilizar os assistentes do Microsoft Access.

No Libre Office Base é preciso criar uma macro para abrir um formulário a partir de um botão criado no modo desenho do formulário. Depois de criada a macro, é necessário chamar a função no evento "Ao aprovar ação" do botão.

Com o Libre Office Base aberto, vá em "Ferramentas >> Macros >> Organizar Macros >> Libre Office Basic". Na janela que aparecer, selecione "Minhas Macros >> Standards >> Module 1". Haverá um botão no menu lateral direito chamado "Editar". Clique para editar este módulo e insira a seguinte macro:

Eletrônico ou digital?

Diferença entre documento eletrônico e documento digital

Segundo a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ):
“Na literatura arquivística internacional, ainda é corrente o uso do termo “documento eletrônico” como sinônimo de “documento digital”. Entretanto, do ponto de vista tecnológico, existe uma diferença entre os termos “eletrônico” e “digital. Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico (aparelho de videocassete, filmadora, computador), podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital. Exemplos: 1) documento eletrônico: filme em VHS, música em fita cassete. 2) documento digital: texto em PDF, planilha de cálculo em Microsoft  Ex…