Entendendo Groupware...


Uma estrutura de software colaborativo (sistema E-Groupware) não deve ser apenas visto como uma simples coleção de aplicações, nem como apenas um simples visualizador de mensagens. O E-Groupware deve ser entendido antes de tudo como uma infra-estrutura que reune todo o conhecimento e inteligência da empresa de modo a garantir o sucesso das necessidades dos usuários quando necessitarem de tais dados.


Então... que é E-Groupware?

E-Groupware é um termo usado para descrever softwares que facilitam a colaboração através do compartilhamento de informações. A maior parte dos produtos Groupware permitem aos usuários compartilhar dentre outros ítens, calendários e livros de endereço (address books).
Normalmente é composto por um conjunto de ferramentas cooperativas/colaborativas, que possibilitam a interação entre múltiplos participantes. Em outras palavras é um conjunto de ferramentas que visam compartilhar informações entre determinados grupos de trabalho definidos fisica e logicamente (funcionários de uma empresa, por exemplo). Um groupware online permite um acesso universal aos dados e a criação de grupos de trabalho com clientes, fornecedores, parceiros temporários ou permanentes, etc. É uma tecnologia que permite que um grupo de pessoas possam trabalhar no mesmo aplicativo ou sistema, não importa onde eles estejam.

Como os processos de trabalho entre os indivíduos são muito específicos e evoluem com o tempo, a tecnologia de groupware deve providenciar flexibilidade suficiente para ser adaptada às necessidades de cada grupo e à evolução dos processos de trabalho. O groupware deve prover ao grupo a possibilidade de montar o seu contexto de trabalho, selecionando e configurando um conjunto de ferramentas colaborativas específicas para suas necessidades.

Com o desenvolvimento da internet, vídeo conferência e outras tecnologias da comunicação, o desenvolvimento de sistema Groupware permite a partilha de conhecimentos e informações entre pessoas de diferentes grupos geográficos permitindo-lhes trabalhar em conjunto para atingir um objetivo único.
Na era moderna, onde as empresas estão se expandindo para além, tanto local como nacional, a colaboração entre os funcionários para trocarem idéias pode ser um problema, mas para ser competitivo essa diversidade é necessária em grandes empresas. Então, uma boa comunicação é necessária entre os trabalhadores e é onde se torna pré-requisito o sistema de Groupware.

Quanto às interações em um grupo de trabalho, podem ocorrer em quatro dimensões de tempo e espaço:



Mesmo
tempo
Tempo
diferente
Mesmo
local

Síncrona
  (ou face-a-face)  
     Assíncrona    
Local
  diferente 

Síncrona
distribuída
Assíncrona
distribuída


O objetivo é desenvolver a capacidade de dar respostas rápidas e certas aos clientes, internos e externos, de modo a conseguir tomar decisões com a eficiência necessária para não perder as oportunidades que nos surgem e não esperam.

Groupware tem uma série de vantagens. Mas a primeira pergunta é por que as pessoas querem usá-lo? Aqui estão alguns pontos:

  1. Ele dispõe de várias modalidades de comunicação permitindo assim resolver problemas do grupo.
  2. Groupware ajuda a proporcionar uma comunicação mais rápida e mais clara e também possibilita comunicações em áreas remotas, onde, caso contrário, não teria sido possível.
  3. Ele ajuda na criação de grupos de interesses comuns, que não pode ser possível em situações da vida real como é difícil reunir o número suficiente de pessoas.
  4. Como software de colaboração, também ajuda na capacitação de telecomunicações, reduzindo as despesas de viagem.
  5. Junta múltiplas perspectivas e especialidades.
  6. Economiza tempo e custos na coordenação de trabalho em grupo.

Principais características do software de colaboração:

  1. Resolver problemas de competência do grupo - A principal vantagem do Groupware é que permite que os usuários acessem dados idênticos e assim, a capacidade de resolução de problemas é maior. Com um acesso rápido a informações precisas de comunicação com os outros usuários, o processo de decisão torna-se fácil e, conseqüentemente aumenta a eficiência do processo decisório.
  2. Local centralizado para armazenamento de dados - Como muitas pessoas têm acesso aos dados ao mesmo tempo, o Groupware é projetado para armazenar e gerenciar todos os dados que são relevantes para o projeto oferecendo fácil acesso para todos. Além disso, o Groupware também registra as modificações feitas pelos usuários e da pessoa que é responsável pela modificação.
  3. Vários tipos de comunicação - Groupware melhora a comunicação entre os utilizadores, proporcionando diferentes métodos de comunicação tais como mensagens instantâneas, conferência web, acessar banco de dados e versão do documento. Como uma repercussão desta, a comunicação se intensifica e se torna mais clara, mais rápida e mais eficiente.

Alguns software de Groupware:

  • E-Group (Código-aberto)- http://www.egroupware.org/
  • TUTO - http://www.tutos.org
  • Kolab (em vários idiomas, suporta correio, directorio, agenda e nativamente interactúa com KDE)
  • Synergeia adaptação do meio BSCW ao mundo educativo. É gratuito e está traduzido, entre outros idiomas, ao espanhol. 
  • Redianet aplicação para aproveitar uma sala ou aula com PC em rede para colaboração e a compartición de meios. 
  • Workflux.net solução para administração, distribuição e controle de arquivos e projectos empresariais em Idioma espanhol|espanhol]]. 
  • Isabel, sistema de videoconferencia distribuído e em grupo
  • Applications Server .
  • Coneix, intranet para a gestão de projectos implementada em PHP e MySQL
  • Moodle, aplicação educativa; programa de gestão de cursos. 
  • Civinext Groupware, plataforma desenvolvida exclusivamente para administrar de maneira eficiente a gestão de toda a comunicação interna e externa de uma organização.
  • K3-exchange (K3x) Soluções para melhoras de productividad que combinam tecnologias do conhecimento e colaboração.
  • Open-Xchange, plataforma software livre de colaboração inteligente com interface site Ajax.
  • Scalix, alternativa software livre a Microsoft Exchange com interface site Ajax. 
  • BSCW, meio telemático baseado em espaços compartilhados de trabalho. As siglas correspondem a "Suporte básico para trabalho cooperativo". Comercial, com licenças gratuitas para fins educativos e está traduzido, entre outros idiomas, ao castelhano. 
  • OpenGroupWare solução de trabalho em grupo via site, de código aberto.
  • Zimbra Collaboration Suite solução de trabalho em grupo (em vários idiomas, suporta correio, directorio, agenda, transportadora instantánea, calendário, espaços de trabalho).
  • TalkAndWrite (software interactivo em tempo real que simula a interacção de duas pessoas que trabalham uma ao lado da outra em um documento em comum).
  • phpgroupware (em Idioma inglês|inglês]], ainda que conta com um demo com livre acesso no qual podem se mudar as preferências a idioma espanhol).


Reflexão: Se groupware é tão relevante, porque não é largamente utilizado?


Sites pesquisados:
http://www.wikilingue.com/
http://www.mknod.com.br/
http://www.tecgraf.puc-rio.br/
http://www.a-tr.net/
http://www.optei.com.br/
http://images2.topbits.com/pt


/Dhion C. Hedlund


3 comentários:

  1. gostei muito da materia. Parabens, pois é de grande valia a matéria em pauta.

    Carlos Roberto Valereano
    Cursando o 3º Ano de Adm na UNIP

    ResponderExcluir
  2. Eu usava o gmail do google só para ver e-mails, aí o meu professsor de Tecnologia da Informação nos mostrou uma ferramenta de colaboração muito interessante. Dos softwares que você citou qual deles seria mais adequado ao ambiente de uma biblioteca?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Fernando! Realmente o Google oferece diversas ferramentas para se trabalhar em grupo, como o Gmail, Calendar, Drive, Fóruns, etc. Quanto à sua pergunta, poderia especificar quais as atividades do grupo dentro da biblioteca? Normalmente eu vejo que softwares de gestão de biblioteca suprem as necessidades. Mas dependendo da situação, pode ser mesmo necessário um E-groupware. Dessa lista acima, eu não conheço todos, mas alguns. A maioria deles são para uso em empresas, salas de aula e criação de projetos.

    ResponderExcluir