Pular para o conteúdo principal

Entendendo Groupware...


Uma estrutura de software colaborativo (sistema E-Groupware) não deve ser apenas visto como uma simples coleção de aplicações, nem como apenas um simples visualizador de mensagens. O E-Groupware deve ser entendido antes de tudo como uma infra-estrutura que reune todo o conhecimento e inteligência da empresa de modo a garantir o sucesso das necessidades dos usuários quando necessitarem de tais dados.


Então... que é E-Groupware?

E-Groupware é um termo usado para descrever softwares que facilitam a colaboração através do compartilhamento de informações. A maior parte dos produtos Groupware permitem aos usuários compartilhar dentre outros ítens, calendários e livros de endereço (address books).
Normalmente é composto por um conjunto de ferramentas cooperativas/colaborativas, que possibilitam a interação entre múltiplos participantes. Em outras palavras é um conjunto de ferramentas que visam compartilhar informações entre determinados grupos de trabalho definidos fisica e logicamente (funcionários de uma empresa, por exemplo). Um groupware online permite um acesso universal aos dados e a criação de grupos de trabalho com clientes, fornecedores, parceiros temporários ou permanentes, etc. É uma tecnologia que permite que um grupo de pessoas possam trabalhar no mesmo aplicativo ou sistema, não importa onde eles estejam.

Como os processos de trabalho entre os indivíduos são muito específicos e evoluem com o tempo, a tecnologia de groupware deve providenciar flexibilidade suficiente para ser adaptada às necessidades de cada grupo e à evolução dos processos de trabalho. O groupware deve prover ao grupo a possibilidade de montar o seu contexto de trabalho, selecionando e configurando um conjunto de ferramentas colaborativas específicas para suas necessidades.

Com o desenvolvimento da internet, vídeo conferência e outras tecnologias da comunicação, o desenvolvimento de sistema Groupware permite a partilha de conhecimentos e informações entre pessoas de diferentes grupos geográficos permitindo-lhes trabalhar em conjunto para atingir um objetivo único.
Na era moderna, onde as empresas estão se expandindo para além, tanto local como nacional, a colaboração entre os funcionários para trocarem idéias pode ser um problema, mas para ser competitivo essa diversidade é necessária em grandes empresas. Então, uma boa comunicação é necessária entre os trabalhadores e é onde se torna pré-requisito o sistema de Groupware.

Quanto às interações em um grupo de trabalho, podem ocorrer em quatro dimensões de tempo e espaço:



Mesmo
tempo
Tempo
diferente
Mesmo
local

Síncrona
  (ou face-a-face)  
     Assíncrona    
Local
  diferente 

Síncrona
distribuída
Assíncrona
distribuída


O objetivo é desenvolver a capacidade de dar respostas rápidas e certas aos clientes, internos e externos, de modo a conseguir tomar decisões com a eficiência necessária para não perder as oportunidades que nos surgem e não esperam.

Groupware tem uma série de vantagens. Mas a primeira pergunta é por que as pessoas querem usá-lo? Aqui estão alguns pontos:

  1. Ele dispõe de várias modalidades de comunicação permitindo assim resolver problemas do grupo.
  2. Groupware ajuda a proporcionar uma comunicação mais rápida e mais clara e também possibilita comunicações em áreas remotas, onde, caso contrário, não teria sido possível.
  3. Ele ajuda na criação de grupos de interesses comuns, que não pode ser possível em situações da vida real como é difícil reunir o número suficiente de pessoas.
  4. Como software de colaboração, também ajuda na capacitação de telecomunicações, reduzindo as despesas de viagem.
  5. Junta múltiplas perspectivas e especialidades.
  6. Economiza tempo e custos na coordenação de trabalho em grupo.

Principais características do software de colaboração:

  1. Resolver problemas de competência do grupo - A principal vantagem do Groupware é que permite que os usuários acessem dados idênticos e assim, a capacidade de resolução de problemas é maior. Com um acesso rápido a informações precisas de comunicação com os outros usuários, o processo de decisão torna-se fácil e, conseqüentemente aumenta a eficiência do processo decisório.
  2. Local centralizado para armazenamento de dados - Como muitas pessoas têm acesso aos dados ao mesmo tempo, o Groupware é projetado para armazenar e gerenciar todos os dados que são relevantes para o projeto oferecendo fácil acesso para todos. Além disso, o Groupware também registra as modificações feitas pelos usuários e da pessoa que é responsável pela modificação.
  3. Vários tipos de comunicação - Groupware melhora a comunicação entre os utilizadores, proporcionando diferentes métodos de comunicação tais como mensagens instantâneas, conferência web, acessar banco de dados e versão do documento. Como uma repercussão desta, a comunicação se intensifica e se torna mais clara, mais rápida e mais eficiente.

Alguns software de Groupware:

  • E-Group (Código-aberto)- http://www.egroupware.org/
  • TUTO - http://www.tutos.org
  • Kolab (em vários idiomas, suporta correio, directorio, agenda e nativamente interactúa com KDE)
  • Synergeia adaptação do meio BSCW ao mundo educativo. É gratuito e está traduzido, entre outros idiomas, ao espanhol. 
  • Redianet aplicação para aproveitar uma sala ou aula com PC em rede para colaboração e a compartición de meios. 
  • Workflux.net solução para administração, distribuição e controle de arquivos e projectos empresariais em Idioma espanhol|espanhol]]. 
  • Isabel, sistema de videoconferencia distribuído e em grupo
  • Applications Server .
  • Coneix, intranet para a gestão de projectos implementada em PHP e MySQL
  • Moodle, aplicação educativa; programa de gestão de cursos. 
  • Civinext Groupware, plataforma desenvolvida exclusivamente para administrar de maneira eficiente a gestão de toda a comunicação interna e externa de uma organização.
  • K3-exchange (K3x) Soluções para melhoras de productividad que combinam tecnologias do conhecimento e colaboração.
  • Open-Xchange, plataforma software livre de colaboração inteligente com interface site Ajax.
  • Scalix, alternativa software livre a Microsoft Exchange com interface site Ajax. 
  • BSCW, meio telemático baseado em espaços compartilhados de trabalho. As siglas correspondem a "Suporte básico para trabalho cooperativo". Comercial, com licenças gratuitas para fins educativos e está traduzido, entre outros idiomas, ao castelhano. 
  • OpenGroupWare solução de trabalho em grupo via site, de código aberto.
  • Zimbra Collaboration Suite solução de trabalho em grupo (em vários idiomas, suporta correio, directorio, agenda, transportadora instantánea, calendário, espaços de trabalho).
  • TalkAndWrite (software interactivo em tempo real que simula a interacção de duas pessoas que trabalham uma ao lado da outra em um documento em comum).
  • phpgroupware (em Idioma inglês|inglês]], ainda que conta com um demo com livre acesso no qual podem se mudar as preferências a idioma espanhol).


Reflexão: Se groupware é tão relevante, porque não é largamente utilizado?


Sites pesquisados:
http://www.wikilingue.com/
http://www.mknod.com.br/
http://www.tecgraf.puc-rio.br/
http://www.a-tr.net/
http://www.optei.com.br/
http://images2.topbits.com/pt


/Dhion C. Hedlund


Comentários

  1. gostei muito da materia. Parabens, pois é de grande valia a matéria em pauta.

    Carlos Roberto Valereano
    Cursando o 3º Ano de Adm na UNIP

    ResponderExcluir
  2. Eu usava o gmail do google só para ver e-mails, aí o meu professsor de Tecnologia da Informação nos mostrou uma ferramenta de colaboração muito interessante. Dos softwares que você citou qual deles seria mais adequado ao ambiente de uma biblioteca?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Fernando! Realmente o Google oferece diversas ferramentas para se trabalhar em grupo, como o Gmail, Calendar, Drive, Fóruns, etc. Quanto à sua pergunta, poderia especificar quais as atividades do grupo dentro da biblioteca? Normalmente eu vejo que softwares de gestão de biblioteca suprem as necessidades. Mas dependendo da situação, pode ser mesmo necessário um E-groupware. Dessa lista acima, eu não conheço todos, mas alguns. A maioria deles são para uso em empresas, salas de aula e criação de projetos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 170 dos principais e mais notáveis Softwares Livres para Web

Ser gratuito não significa que não sejam poderosos. Muitos desses softwares têm funções superiores às encontradas em seus concorrentes pagos.

Muitos programadores contribuem para a construção de um Software Livre, compartilhando gratuitamente seu trabalho e, pedindo um auxílio às pessoas dispostas a ajudar. É isso que sustenta o movimento do Software Livre.

Também, se dedicam inteiramente à criar design diferenciado desses softwares de código aberto, sob demanda de empresas, pessoas e instituições que agora se tornam seus clientes. Outros, criam módulos e componentes à esses softwares, com funções específicas de determinado tipo de atividade de um empresa ou instituição, cobrando então pelo seu trabalho, que agora depende da aplicação principal que ele ajudou a desenvolver.

Esse idealismo pode criar ótimos programas. O Firefox é um dos melhores exemplos. Mas há muitos programas de código livre além dele. Conheça agora, 170 dos principais e mais notáveis Softwares Livres, construídos …

Conheça o Alfresco - Software Livre para Gestão Documental

Alfresco, é um sistema de Gestão de Documentos físicos/digitais empresarial (em inglês ECM "Enterprise Content Management") multi plataforma (Windows e Unix/Linux) de Código Aberto, desenvolvido em Java.
Muitas empresas utilizam para gestão de seus documentos, gestão de conteúdo Web e de colaboração (e-groupware). O Alfresco não é a única plataforma de ECM open source, mas para a gestão de documentos, colaboração e repositório documental, é um dois mais utilizados no mercado atualmente, implementando alta usabilidade e um modelo open source a 100%.

Atualização do ICA-AtoM - versão 1.2 para 1.3

Vídeo gravado no celular. Apresenta o procedimento realizado ao atualizar a versão 1.2 para 1.3 do software ICA-AtoM. (localhost) Ubuntu + MySql Administrator


Planejamento deve levar em conta a Gestão Documental

Escrito por Dgard Pinheiro (*)

Se o planejamento é a ciência de colocar no papel – hoje, na verdade, em sistemas computacionais – e de gerenciar todas as etapas do negócio, incluindo seus objetivos e os meios para que eles sejam atingidos, então, as empresas devem levar em conta a Gestão Documental como parte vital para o sucesso de um empreendimento. Isto porque os negócios envolvem o recebimento, envio e manuseio de uma quantidade enorme de documentos de várias origens, desde o tradicional papel, até os arquivos digitais – tais como as notas fiscais eletrônicas, fax, e-mail, documentos pessoais e formulários (estes, muito utilizados na coleta de informações em várias áreas: cadastros, escolas, pesquisas de mercado e de opinião etc).
Pode parecer que o planejamento envolve apenas a estratégia de negócios, a definição do plano de ação, a definição de produtos e serviços, preços, distribuição, marketing e divulgação. No entanto, ele vai além e deve incluir os processos de como a companhi…

Conheça o NUXEO - Software Livre para Gestão Documental

Atualizado em 16/09/2013.


          O Nuxeo é uma poderosa ferramenta de ECM (Enterprise Content Management - gestão de conteúdo empresarial) open source (código aberto), desenvolvido pela empresa francesa de mesmo nome. Nuxeo atualmente é utilizado por centenas de empresas ao redor do mundo e órgãos públicos, de médio e grande porte. No site do software é possível ver a lista de alguns usuários da ferramenta.           Nuxeo tem uma arquitetura ágil e flexível de última geração, utilizando o melhor do Java. Permite gerenciar os documentos de forma cômoda, realizando versões dos documentos, fluxos de trabalho associados aos documentos, publicação remota, busca avançada, integração com Microsoft Office e Open Office, etc.           Existe a versão open source do NUXEO, que é totalmente gratuita, e a versão "Nuxeo Studio". Esta última é um serviço diferenciado, onde há suporte 24hs por eles, manutenção do sistema, serviço de Cloud Computing (nuvem) etc. Neste caso é preciso p…

Botão para abrir formulário no LibreOffice-Base - Macros

Se você está começando a trabalhar com o Libre Office Base e não entende muito de programação, provavelmente já se deparou com a situação de não conseguir abrir um formulário a partir de um botão de pressão criado em outro formulário. Parecerá mais difícil ainda se você estiver acostumado a utilizar os assistentes do Microsoft Access.

No Libre Office Base é preciso criar uma macro para abrir um formulário a partir de um botão criado no modo desenho do formulário. Depois de criada a macro, é necessário chamar a função no evento "Ao aprovar ação" do botão.

Com o Libre Office Base aberto, vá em "Ferramentas >> Macros >> Organizar Macros >> Libre Office Basic". Na janela que aparecer, selecione "Minhas Macros >> Standards >> Module 1". Haverá um botão no menu lateral direito chamado "Editar". Clique para editar este módulo e insira a seguinte macro:

Eletrônico ou digital?

Diferença entre documento eletrônico e documento digital

Segundo a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ):
“Na literatura arquivística internacional, ainda é corrente o uso do termo “documento eletrônico” como sinônimo de “documento digital”. Entretanto, do ponto de vista tecnológico, existe uma diferença entre os termos “eletrônico” e “digital. Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico (aparelho de videocassete, filmadora, computador), podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital. Exemplos: 1) documento eletrônico: filme em VHS, música em fita cassete. 2) documento digital: texto em PDF, planilha de cálculo em Microsoft  Ex…