Pesquisando...
31 março 2010

ACL-Uma solução para o Joomla

ACL (Access Control List) - lista de controle de acesso

ACL permite melhor gestão de permissões dentro das possíveis divisões ou seções do portal.


Podemos categoricamente afirmar que o Joomla é o mais difundido gerenciador de conteúdo da atualidade, sua popularidade reside justamente em peculiaridades que outras ferramentas ainda pecam, por exemplo, na facilidade e simplicidade com que dispõe as ferramentas para administração permitindo que, com pouco conhecimento, se desenvolva um portal com interface atraente.

Indubitavelmente com a versão 1.5.x o Joomla conseguiu aprimorar sua interface ganhando novos adéptos, contudo, existem funcionalidades ainda não implementadas no core da ferramenta e que podem ser um entrave a determinados projetos, um deles é o ACL- controle de de acesso (acces level control).

Uma característica do Joomla frente ao ACL é que ele não permite a criação de novos grupos, logo somos obrigados a trabalhar com os existentes na ferramenta.

Os  grupos (papéis, perfil...) têm algumas características níveis de acesso que estão
relacionados com a criação, edição e publicação de conteúdo (através
das interfaces de Frontend e Backend).

Público do Site (Frontend):
  • Registered: usuários comuns, podem visualizar conteúdos específicos definidos para ele. Impossível criar, editar ou excluir nenhum conteúdo;
  • Autor: permitido criar, editar e excluir apenas o próprio conteúdo;
  • Editor: permitido criar, editar e excluir qualquer conteúdo;
  • Publisher: permitido criar, editar e excluir o próprio conteúdo bem como editar e publicar o conteúdo elaborado por editores e autores.

Backend:
  • Manager: privilégio de administrar seções e categorias, bem como o conteúdo gerado pelos grupos autores, editores e publishers;
  • Administrator: possui todos os acessos e privilégios de gerenciamento;
  • Super Administrator: está acima do Administrador, podendo excluí-lo.

Também não é possível editar ou delegar privilégios de acesso e edição.

Na versão 1.0.x é possível, através do componente JACL Plus, criar novos grupos de usuários e delegar privilégios diferenciados para seções no projeto, sendo um bom diferencial para quem necessita de portais com edição por diferentes públicos em suas respectivas áreas.

Infelizmente, o componente JACL para o Joomla 1.5.x não é livre, dificultando a implantaçao de ACL.

Existem alternativas, e apesar de relatos de problemas com o JACL Plus, não chegam a ser tão completas e realmente funcionais.

Uma boa possibilidade para contornar o problema é o noixACL, atualmente está na versão beta, contudo, é funcional e realmente implanta controle de acesso, permintido criação de novos grupos de usuários sem implantar políticas de permissão para edição de seções, enfim, você consegue proibir que determinados usuaŕios acessem áreas no portal mas não é possível fazer o mesmo com edição.

Observamos que o controle de acesso, muito eficaz em outros gerenciadores de conteúdo, como DRUPAL, XOOPS e PLONE ainda não é implantado no Joomla, podendo ser um fator proibitivo caso seja requisito para desenvolvimento do projeto. Esperamos que nas versões posteriores esse recurso seja implantado de forma eficaz.

Créditos: Walfran Carvalho-http://www.narflaw.eti.br/web/
Em 31 março 2010

0 comentários:

Postar um comentário